ervanarios coutinho acupunctura

Esta terapia, parte da Medicina Tradicional Chinesa, foi introduzida na Europa no século XVI, pelos missionários Jesuítas ao qual chamaram acupuntura e que significa punção através das agulhas.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) perde-se no tempo. Rolos de seda de mais de 3000 anos já revelam o trajeto preferencial de "Qi" no corpo humano (meridianos) e tratamento por moxabustão (queimar a erva Artemisia sinensis em pontos determinados).

As raízes da sua filosofia estão nos ensinamentos tradicionais do Taoismo que promove a harmonia entre os humanos e o mundo à sua volta, baseando-se na teoria do equilíbrio do Yin e Yang.

O livro mais antigo impresso é o "Nei Jing", tratado de medicina interna, datado do século I a.C. Esta terapia foi introduzida na Europa no século XVI, pelos missionários Jesuítas, os quais deram o nome de Acupuntura.

O tratamento acupuntura consiste no diagnóstico, na aplicação e estimulação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", existindo cerca de 2000 pontos distribuídos pelas linhas chamadas "meridianos chineses" e "canais", para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. O objetivo é estimular com agulha os acupontos, devolvendo o livre fluxo de energia conduzindo à cura.

O que a acupuntura pode tratar:

A acupuntura, é uma técnica de medicina tradicional chinesa, que não se limita a tratar apenas uma parte isolada do corpo ou uma doença especifica, pois olha para o corpo como um todo, isto é, de uma forma holística.

Desta forma a acupuntura é indicada para: