ervanarios coutinho shiatsu

O Shiatsu é uma forma de manipulação, aplicada essencialmente com os polegares, dedos e palmas das mãos, através da qual se exerce pressão sobre os pontos do corpo.

O Shiatsu pretende corrigir e manter a correta estrutura dos ossos, tendões, músculos e meridianos, cujo mau funcionamento provoca alterações na energia do corpo e do sistema nervoso, dando origem a doenças.

A tradição oriental entende que todos os problemas, sejam eles físicos, emocionais ou mentais, têm a sua origem num desequilíbrio no sistema energético; ora, é exercendo influência sobre o fluxo energético, que se pode equilibrar a energia, obrigando a regeneração do corpo e provocando uma sensação de bem estar. Acima de tudo, o Shiatsu empenha-se em prevenir a enfermidade, promovendo poderes autocurativos inatos para desenvolver a capacidade de resistência dos corpos à doença.

O Shiatsu, nos moldes em que o conhecemos hoje, foi desenvolvido a partir de 1925, devido à descoberta das capacidades inatas do corpo humano em segregar determinadas substâncias que tratam as doenças.