ervanarios coutinho tui-na

O Tui Na é uma massagem terapêutica para harmonizar a energia essencial do corpo entre o Yin e o Yang.

Embora a Tui Na tenha vindo a ser utilizada na China há mais de 4 mil anos, e ainda hoje seja utilizada em hospitais e clínicas de toda a China, só há poucos anos chegou ao conhecimento do Ocidente. O nome Tui Na vem do chinês e traz consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura: "Tui" significa empurrar e "Na" significa segurar com força.

Esta massagem fundamenta-se assim nas teorias do Qi (energia vital), Xue (sangue) e Zang Fu (órgãos internos), e guia-se pela teoria dos Jing Luo (meridianos e colaterais). Com as diferentes partes das mãos e segundo a patologia do paciente, o terapeuta faz directamente sobre os meridianos, pontos e outras partes do corpo, múltiplas técnicas de massagem.

Este método terapêutico, que se pratica no exterior do corpo e produz efeito no interior do mesmo, contribui para a desobstrução dos meridianos, promove a circulação da energia e do sangue, regula as funções dos órgãos internos, lubrifica os tendões e ossos e corrige posturas musculo-articulares.